sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Ria de Aveiro - Veneza de Portugal

No último domingo de verão fomos os três visitar Aveiro (Cidade dos canais)

Ria de Aveiro


Cheguei a ir até Aveiro nos passeios da escola e o que ficou na memória foram os montes de sal nas marinas com o cheiro intenso.
Desta vez quis conhecer mais o centro da cidade, fomos andar de moliceiro pelos canais que atravessam o centro histórico, numa paisagem onde o colorido dos barcos retrata a história da cidade.
Fomos à Praça do Peixe entramos no cais dos Botirões no moliceiro de S. Jacinto. O passeio dura cerca de 45 minutos e é ao longo de quatro canais. 
O canal do Côjo que servia de ligação à antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos de cerâmica, que é agora o atual Centro de Congressos de Aveiro onde termina o lago da Fonte Nova. O canal Central percorre o centro da cidade embelezado pelas fachadas de Arte Nova. O Canal das Pirâmides com duas pirâmides que remontam ao século XVIII que são a principal porta de entrada para quem chega à cidade. Por último o canal de S. Roque que limitava cidade a noroeste, localizado entre a Ria de Aveiro e o bairro típico de Beira - Mar, onde os edifícios mantêm a mesma estrutura dos antigos armazéns de sal e a ponte de Carcavelos a mais antiga e onde se pode ver o brasão da cidade.
O Gonçalo no início do passeio estava com medo, só chorava mas depois começou a relaxar até se queria atirar ao rio, andou a explorar o barco e tudo.
No fim passeamos a pé no centro da cidade, fomos de carro até as escadas do "I Love Aveiro" ao lado do Hotel Mélia.
Ao final da tarde rumamos até a Barra para ver o por de sol, comi uma tripa de chocolate numa esplanada o Gonçalo foi para o parque de diversões e para terminar o esperado por de sol na praia.
Tiramos fotos os três foi lindo uma tarde bem passada os três em família. Adorei...



Canal de S. Roque



Canal das Pirâmides



Moliceiro



Fábrica Jerónimo Pereira Campos

Lago da Fonte Nova

Nós

Nós no canal Central

Por de sol na Barra

Sem comentários:

Enviar um comentário